Apresentação

Somos um grupo de professores de matemática do curso Melhor Gestão Melhor Ensino da Secretária de Educação do Estado de São Paulo e gostaríamos de compartilhar com todos, os conhecimentos que temos adquirido e que tem mudado nossa visão de ensino em sala de aula. O curso enfatiza as competências Leitora e Escritora em todas as disciplinas .
Esperamos poder colaborar de alguma forma com todos os visitantes.

terça-feira, 18 de junho de 2013


Pessoal esse foi um levantamento junto aos professores de minha U.E. sobre o que consideram mais relevante para a sua formação profissional


O que os professores precisam saber sobre o Ensino de Matemática?
- Concepção de Aprendizagem de Matemática (construtivista)
- Saber como os alunos pensam Matemática
- Como o aluno representa números
-Conhecer conteúdos de Matemática
- Sondagem de números (realizar e analisar)
- Rotina de Trabalho (planejar)
- Sondagem de situações-problema (realizar e analisar)
- Realizar o levantamento dos conhecimentos prévios como ponto de partida
- Como trabalhar os conteúdos simultaneamente
- Utilizar recursos didáticos no ensino de Matemática
- Como utilizar a calculadora
- Utilizar livro didático e Caderno de Apoio de forma organizada e sistematizada numa situação didática (espiral e não linear)
- Ensinar Matemática  nas modalidades  organizativas
- Como desconstruir práticas punitivas
- Como intervir diante de dificuldades de aprendizagens detectadas
- Proporcionar situações de aprendizagem tornando-as significativas
- Ensinar os conteúdos de forma contextualizada com as práticas cotidianas (sociais ) vivenciadas pelo aluno
- Saber avaliar os conhecimentos matemáticos construídos
- Planejar e desenvolver o trabalho didático de forma a atender as expectativas de Aprendizagem de cada ano e realizar adequações conforme a necessidade da turma
- Selecionar e utilizar gêneros textuais das diversas esferas discursivas: Cotidiana/ Literária/ Jornalística/ Pública / Escolar/Científica/no planejamento de situações didáticas, levando em considerações os conteúdos e os propósitos de leitura.


Um comentário: