O que é
Plano de Aula?
O Plano de Aula é um instrumento de orientação ao professor.
Ele deve conter, de maneira detalhada, os conteúdos a serem
abordados, as atividades a serem
executadas, os materiais necessários à execução das tarefas, o número de aulas
necessárias para isso, os objetivos a serem alcançados. Auxilia o professor a preparar melhor suas aulas, direcionando –o a buscar abordagens adequadas ao
desenvolvimento dos conteúdos de cada ano.
Como é um instrumento de orientação, não precisa ser seguido
rigidamente. Sempre que perceber a necessidade dos alunos, pode-se acrescentar elementos ao Plano de Aula
que facilitem no processo de aprendizagem.
Plano de aula
Conteúdo:
1- Sistema de numeração decimal
Definição, exemplos, explicação, aplicação,
exercícios de fixação e situação problema.
2- Conjunto dos números naturais
Definição, noção de conjuntos, exemplos
3- Sistema posicional
Representação dos números negativos e positivos na reta numérica,
explicação, exemplos e aplicação prática
Público Alvo: 6ª série/7º ano
Objetivos: Desenvolver a habilidade de representar os
números reais geometricamente na reta numerada
Compreender a ideia de números ,
saber representa-los na reta numérica e
associar o uso dessa habilidade às suas necessidades fora da escola
Recursos materiais: Lousa, giz, caderno do aluno,
livros didáticos e paradidáticos, fita métrica, régua ou trena, inclusão de
narrativa sobre a origem dos números inteiros
Duração: 5 aulas
Avaliação:
Contínua e formativa com testes escritos individuais sem consulta e com
consulta em um outro momento , observação do trabalho durante a aula seguido de reflexão e discussão, atitude do
aluno nas atividades que requerem cooperação e auto avaliação sobre o progresso
pessoal.
Recuperação :
Jogos didáticos
envolvendo números inteiros ajuda do professor auxiliar na construção das
competências necessárias para o desenvolvimento da habilidade
Justificativa:
O desenvolvimento dessa habilidade é necessária para o
desenvolvimento de questões externas, ou, do dia a dia fora da escola, como,
por exemplo, medir a temperatura.
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A
Origem dos Números Inteiros
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Na
época do Renascimento, os matemáticos sentiram cada vez mais necessidade de
um novo tipo de número, que pudesse ser a solução de equações tão simples como: x + 2 = 0, 2x + 10 = 0, 4y + 4 = 0 As Ciências precisavam de símbolos para representar temperaturas acima e abaixo de 0ºC, por exemplo. Os astrônomos e físicos estavam procurando uma Linguagem Matemática capaz de expressar o movimento de atração entre dois corpos. Quando um corpo age com uma força sobre outro corpo, este reage com uma força de mesma intensidade e sentido contrário. Mas a tarefa não ficava somente em criar um novo número, era preciso encontrar um símbolo que permitisse operar com esse número criado, de modo prático e eficiente. Os matemáticos poderiam, não somente indicar as quantidades, mas também representar o ganho ou a perda dessas quantidades, através de números, com sinal positivo ou negativo. Dai então definimos como o conjunto dos números inteiros como a reunião do conjunto dos números naturais, o conjunto dos opostos dos números naturais e o zero. Este conjunto é denotado pela letra Z (Zahlen=número em alemão). |
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