Apresentação

Somos um grupo de professores de matemática do curso Melhor Gestão Melhor Ensino da Secretária de Educação do Estado de São Paulo e gostaríamos de compartilhar com todos, os conhecimentos que temos adquirido e que tem mudado nossa visão de ensino em sala de aula. O curso enfatiza as competências Leitora e Escritora em todas as disciplinas .
Esperamos poder colaborar de alguma forma com todos os visitantes.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

O que é Plano de Aula?
O Plano de Aula é um instrumento de orientação ao professor.
Ele deve conter, de maneira detalhada, os conteúdos a serem abordados, as atividades  a serem executadas, os materiais necessários à execução das tarefas, o número de aulas necessárias para isso, os objetivos a serem alcançados. Auxilia o professor a preparar melhor suas aulas,  direcionando –o  a buscar abordagens adequadas ao desenvolvimento dos conteúdos de cada ano.
Como é um instrumento de orientação, não precisa ser seguido rigidamente. Sempre que perceber a necessidade dos alunos,  pode-se acrescentar elementos ao Plano de Aula que facilitem no processo de aprendizagem.
           


Plano de aula

Conteúdo:
1- Sistema de numeração decimal
    Definição, exemplos, explicação, aplicação, exercícios de fixação e situação problema.
2- Conjunto dos números naturais
   Definição, noção de conjuntos, exemplos
3- Sistema posicional
   Representação dos números negativos e positivos na reta numérica, explicação, exemplos e aplicação prática
Público Alvo: 6ª série/7º ano
Objetivos: Desenvolver a habilidade de representar os números reais geometricamente na reta numerada
Compreender a ideia de números , saber representa-los  na reta numérica e associar o uso dessa habilidade às suas necessidades fora da escola
Recursos materiais: Lousa, giz, caderno do aluno, livros didáticos e paradidáticos, fita métrica, régua ou trena, inclusão de narrativa sobre a origem dos números inteiros
Duração: 5 aulas
Avaliação:
Contínua e formativa com  testes escritos individuais sem consulta e com consulta em um outro momento , observação do trabalho durante a aula  seguido de reflexão e discussão, atitude do aluno nas atividades que requerem cooperação e auto avaliação sobre o progresso pessoal.
Recuperação :
Jogos didáticos  envolvendo números  inteiros  ajuda do professor auxiliar na construção das competências necessárias para o desenvolvimento da habilidade
Justificativa:
O desenvolvimento dessa habilidade é necessária para o desenvolvimento de questões externas, ou, do dia a dia fora da escola, como, por exemplo, medir a temperatura.
                                                                                                                          
                                                                                                                          



 
                                                          A Origem dos Números Inteiros                                                              
                                                                                      
Na época do Renascimento, os matemáticos sentiram cada vez mais necessidade de
um novo tipo de número, que pudesse ser a solução de equações tão simples como:

x + 2 = 0, 2x + 10 = 0, 4y + 4 = 0

As Ciências precisavam de símbolos para representar temperaturas acima e abaixo de 0ºC, por exemplo. Os astrônomos e físicos estavam procurando uma Linguagem Matemática capaz de expressar o movimento de atração entre dois corpos. Quando um corpo age com uma força sobre outro corpo, este reage com uma força de mesma intensidade e sentido contrário.

Mas a tarefa não ficava somente em criar um novo número, era preciso encontrar um símbolo que permitisse operar com esse número criado, de modo prático e eficiente.

Os matemáticos poderiam, não somente indicar as quantidades, mas também representar o ganho ou a perda dessas quantidades, através de números, com sinal positivo ou negativo. Dai então definimos como o conjunto dos números inteiros como a reunião do conjunto dos números naturais, o conjunto dos opostos dos números naturais e o zero. Este conjunto é denotado pela letra Z (Zahlen=número em alemão).



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